O tratamento que aproveita biomassa para criar cosméticos foi quem propocionou esta patente à Natura
A Patente Verde é uma iniciatica do Instituto nacional da propriedade industrial (INPI) que reconhece tecnologias voltadas para o meio ambiente, A Natura se tornou a primeira empresa brasileira de cosméticos a receber esta Patente
O procedimento que aproveita a biomassa gerada a partir da extração do óleo de oleaginosas como insumos de produção da companhia deu direita a esta patente. Este tratamento foi desenvolvido por pesquisadores do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e da Natura.
Segundo a Natura, anteriormente, a biomassa gerada como resÃduo era utilizada para compostagem de solo. Agora, ela será inserida em um novo produto a ser lançado em 2020.
Esta descoberta faz parte do projeto Visão de Sustentabilidade 2050 que é desenvolvido pela Natura. O projeto foi apoiado pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII). O registro junto ao INPI garante à Natura exclusividade de produção e venda da inovação durante os primeiros anos.
"É uma grande conquista relacionada à economia circular, pois desenvolvemos uma técnica de uso integral de sementes da biodiversidade brasileira. O que antes virava adubo, agora gera uma oportunidade em outra cadeia produtiva", explica Roseli Mello, diretora de Inovação da Natura.
O texto publicado aqui tem como base matéria publicada pela natura em sua rede de Consultores Digitais
Publicado em: 12/11/2019 00:11:03